• EVENTOS E NOTÍCIAS
  • MEDICINA PREVENTIVA
  • NOTÍCIAS MÉDICAS
  • RECEITAS SAUDÁVEIS
  • REVISTA PRONTUÁRIO
  • SUSTENTABILIDADE

Blog

Saiba como reduzir faltas e atrasos em consultas médicas

14/10/2021marketing

A falta de pacientes é um dos principais problemas em clínicas e consultórios médicos, influenciando muito na receita, diminuindo seus ganhos e fazendo com que você perca com tempo ocioso. Mas como reduzir faltas de pacientes?

 

É claro que imprevistos acontecem e ninguém está livre deles. Porém quem é médico sabe que reduzir a falta de pacientes é uma meta importante para qualquer clínica. Pacientes que marcam suas consultas e não comparecem no dia marcado estão entre os principais problemas da maioria das clínicas. Reduzir faltas e atrasos em consultas médicas constituem um desafio constante para os administradores hospitalares, clínicos e de consultórios hospitalares que desejam produtividade e sustentabilidade financeira do estabelecimento clínico.

Durante o período pandêmico, a abstenção se faz ainda mais presente. Isso porque em torno de 30% dos pacientes acabam, em média, faltando a consultas, exames e demais procedimentos agendados por ano, o que afeta todo o sistema de saúde, já que a ausência dos pacientes compromete o orçamento planejado, desorganiza a rotina e apresenta pontos ociosos que geram prejuízos clínicos e financeiros aos gestores. Se o paciente em questão avisa que não poderá comparecer com antecedência, é possível encaixar outro paciente em seu lugar, o que traz benefícios para todos os envolvidos.

 

Por isso, é fundamental adotar estratégias que minimizem esses problemas, aumentem a demanda e melhorem a qualidade das práticas assistenciais para que o estabelecimento se destaque entre seus
concorrentes. Confira algumas dicas que podem ajudar a resolver a falta de pacientes no consultório médico.

1. MANTENHA UMA BOA RELAÇÃO COM OS PACIENTES

Uma boa relação com os pacientes é influenciada pela empatia, pela confiança nos conhecimentos do médico e, principalmente, pelo respeito. Quando se respeita um indivíduo, é normal se solidarizar e
honrar os compromissos estabelecidos. Sendo assim, quando o médico estabelece uma relação de confiança, dificilmente o paciente cancelará um agendamento, pois considera esse encontro importante para seu prognóstico. Dessa forma, é fundamental estreitar os laços clínicos, manter um tratamento humanizado e ficar disponível sempre que necessário para demonstrar confiança e conhecimento ao paciente. Assim, as chances de um paciente indicar seu serviço para outras pessoas crescem de forma significante, o que pode influenciar no aumento de agendamentos, já que as pessoas sempre buscam a opinião de conhecidos nesses casos.

2. INSTITUA UMA POLÍTICA DE FIDELIDADE

Ao agendar uma consulta, o paciente espera alguns requisitos básicos por parte do médico: pontualidade, atendimento personalizado e instituição de condutas condizentes com o caso clínico em questão. A política de fidelidade preza pelo paciente pontual e que realiza todos os procedimentos solicitados pelo médico, no tempo correto e nas condições necessárias. Para esses indivíduos, a consulta poderá ser agendada em horário de maior conveniência, além de outras vantagens que eles possam usufruir.

 

3. ORGANIZE OS AGENDAMENTOS

Uma agenda ordenada conforme os horários de atendimento e os médicos responsáveis agiliza muito na identificação de lacunas, e, dependendo do nível de organização, é possível avaliar os horários mais disputados pelos pacientes. Se o agendamento for eletrônico, é possível fazer um levantamento dos pacientes que se ausentaram ou dos que se atrasaram demasiadamente. Esse controle também é obtido com o agendamento em papel, porém com menos eficiência e com maior demanda de tempo dos recepcionistas.

4. ATUALIZE CONSTANTEMENTE OS CADASTROS

Uma clínica médica precisa saber de informações a respeito das condições patológicas do paciente, do perfil socioeconômico, do nível de letramento em saúde e dos dados sobre as principais formas de contato. Sempre que o paciente comparecer ao consultório, é aconselhável certificar-se das principais formas de contato com ele, seja telefone fixo, celulares, e-mails ou contato por meio de outras pessoas. É interessante avaliar se o endereço para correspondência continua o mesmo, a fim de enviar mensagens de felicitações e de divulgação de serviços clínicos que forem surgindo.

5. CONFIRME AS CONSULTAS

Devido ao avanço da tecnologia, muitas empresas optam apenas pelos envios de lembretes nos celulares e notificações via e-mails, porém se esquecem de que muitos pacientes ainda preferem as ligações. Dessa forma, sendo conveniente fazer uma ligação telefônica com alguns dias de antecedência para os pacientes, é possível prever a taxa de comparecimento dos indivíduos. Além disso, esse lembrete pode resgatar o compromisso de uma consulta médica agendada há tempos. Para aqueles que já incorporaram os aplicativos de mensagens em sua vida cotidiana, é interessante enviar lembretes por essa ferramenta. Apenas tenha atenção para escolher o recurso mais adequado para os seus pacientes.

6. CONTATE OS PACIENTES ATRASADOS
Com os dados cadastrais sempre atualizados, será mais fácil para a recepção ligar quando alguém se atrasar, a fim de buscar compreender o motivo da situação e de saber se o paciente ainda comparecerá
à consulta. Lembre-se de questionar a justificativa para o atraso, procurando entender e separar os que sofreram com algum imprevisto daqueles que rotineiramente se atrasam ou se esquecem dos
horários agendados. Assim, será mais fácil conhecer melhor o perfil dessas pessoas e até oferecer horários que sejam mais adequados às suas rotinas.

Post Anterior Aterectomia Rotacional Próximo Post Unimed Pinda avança em obra do APS

Informações Gerais

Central de Relacionamento 24 hs

0800 057 0000

Autorização

autorizacoes@unimedpinda.com.br

0800 057 0000

Comercial

vendas3@unimedpinda.com.br

(12) 99746-5970

Hospital 10 de julho

atendimento@hospital10dejulho.com.br

(12) 3644-3400

 

Desenvolvido por VALEMIDIA Marketing Digital