Hoje vamos falar sobre dois assuntos muito importantes: a punção de tireoide e a punção de linfonodo cervical.
A punção de tireoide é o melhor exame para determinar se um nódulo é benigno ou maligno. A punção é realizada por médicos experientes da área de ultrassonografia cervical e é feita de forma segura, com o auxílio de um aparelho de ultrassom. Pode ser feita em todos os pacientes que tenham nódulos de tireoide maiores que 1 cm e quando solicitado pelo médico que o acompanha.
Já a punção de linfonodo cervical é realizada para dar diagnóstico de nódulos (caroços) na região do pescoço. Também é feito por médicos experientes na área de ultrassonografia cervical e todos os pacientes que tenham observado o nódulo no pescoço há mais de um mês podem realizar o procedimento, ou quando solicitado pelo seu médico.
Os procedimentos são feitos da seguinte forma: o médico insere uma agulha fina e retira uma amostra de tecido para análise, o que diferencia um do outro é que a punção de tireoide é especifica e tem mais procura, já a punção de linfonodo é para qualquer estrutura cervical.
Esses exames são realizados em nosso Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) que fica localizado no Hospital 10 de julho. Qualquer dúvida procure o seu médico!