De acordo com a ANVISA, as Lesões por Pressão (LPP) são a terceira causa dos maiores eventos adversos causados no ambiente hospitalar. Isso ocorre devido a fragilidade da pele do paciente no período de internação, decorrente do processo nutricional, clínico e fisiológico ao qual estará inserido. E, quando tal evento acontece gera consequências primeiramente ao paciente como o próprio dano na pele – podendo causar dor, diminuição da auto estima, desconforto, aumento do risco e maior susceptibilidade a infecções, entre outros – como também à Instituição, podendo aumentar o tempo de internação desse paciente, os custos, gastos de materiais e medicamentos e do tempo de trabalho da enfermagem nas realizações de curativos. Além de servir como um indicador da assistência de Qualidade ou deficiente prestada ao cliente.
Nesse contexto, a equipe de Enfermagem é a peça chave nas ações de Prevenção de LPP, sendo essa classe a que possui o contato direto ao paciente e que realiza os cuidados adequados ao mesmo. Com uma avaliação precoce dos fatores de risco como: mobilidade, incontinência, déficit sensitivo e estado nutricional permite o ajuste de estratégias para prevenção conforme as necessidades do paciente.
Essas ações de prevenção são definidas e regulamentadas pelo Ministério da Saúde e organizações que se reúnem em discussão de melhorias e elaboram Consensos Internacionais de Boas Práticas, estando incluso também nas 6 metas de Segurança do Paciente.
E como desafio nesse novo cenário de Pandemia, as ações devem ser ainda mais reforçadas, uma vez que o novo coronavírus, limita o paciente grave a uma condição severa de dificuldade de reposicionamento no leito e fragilidade maior da pele devido ao uso de medicações e debilitação do organismo como um todo, aumentando ainda mais o risco do desenvolvimento de lesões.
O Hospital 10 de Julho, em busca constante pela melhoria e aprimoramento da assistência oferecida aos seus clientes, possui um olhar diferenciado aos cuidados com a Prevenção e Tratamento da Pele, possuindo uma Comissão composta por uma equipe multiprofissional de Prevenção e Tratamento de Lesões de Pele e um enfermeiro especialista na área, trabalhando com um Protocolo atualizado de ações que são implantadas e supervisionadas na Instituição para a Prevenção de Lesões por Pressão, com atividades integradas ao setor de Educação Continuada realizando treinamentos periódicos, elaboração e divulgação de Cards informativos sobre o assunto para reforçar aos seus colaboradores quanto à essas medidas e diminuir cada vez mais a incidência de tal evento adverso.