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Uma boa gestão médica dentro do seu meio de trabalho passa pela boa conduta da profissão com seus pacientes e pelo relacionamento com os funcionários e colaboradores que ali estão. Ter conhecimento da administração do seu negócio é um dos primeiros passos para conseguir seu consultório, por meio do qual se objetiva alavancar o número de pacientes e procedimentos realizados.
Uma gestão financeira em que se preze por respeito compreende a análise de dados e informações de todos os setores que compõem o negócio. Os relatórios de gerenciamento são ferramentas essenciais quando o assunto é entender e acompanhar o andamento, êxito e lucratividade de empresas ou, no seu caso, de uma clínica ou consultório médico. Por meio desses dados, é possível acessar os indicadores de desempenho da clínica, os quais auxiliam a mapear as dificuldades atuais e/ou futuras, os acertos e as possibilidades que fazem parte da sua realidade. Assim, o gestor consegue focar nos pontos fortes da clínica e aumentar a produtividade de toda a equipe, enquanto também trabalha os pontos fracos para reduzir os seus efeitos.
De uma forma mais reduzida, esses relatórios são uma tradução de dados armazenados por uma empresa no que se refere à sua saúde financeira.
Geralmente, os tributos são divididos em duas fases: relatórios de despesas e relatório de receitas, os quais podem apresentar outras categorias dependendo da necessidade de acompanhamento de algum indicador mais próximo. O detalhamento desse relatório vai depender de como a empresa pretende analisar esses dados para criar um plano de ação financeiro. Quais são os tipos de relatórios de gerenciamento?
Uma clínica médica é composta por diversos setores. Para que o sucesso financeiro seja uma realidade, é preciso que todos eles estejam em harmonia. Os relatórios de gerenciamento apresentam diferentes focos, justamente para que o gestor possa fazer o acompanhamento específico de cada área. Para isso, os principais relatórios são:
• Relatórios de crescimento: nesse documento, o gestor pode analisar dados sobre o desempenho da clínica dentro de um determinado período de tempo, seja ele mensal, semestral ou anual. Os principais indicadores para isso são a lucratividade e a rentabilidade.
• Relatórios para controle: os dados presentes nesse documento se referem ao funcionamento da clínica. Ele apresenta uma relação dos insumos necessários para atendimentos e outras ferramentas operacionais. Desse modo, as informações são essenciais para evitar gastos desnecessários, assim como para garantir o bom andamento da rotina dos profissionais.
• Relatórios financeiros: esse agrupamento de dados talvez seja o que recebe mais atenção do gestor, uma vez que se preocupa com a análise da performance do consultório no universo das finanças. Dados como fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, além das despesas fixas e variáveis, devem estar presentes nesse relatório.
• Relatórios de satisfação: esse relatório concentra informações sobre como o atendimento da clínica é visto pelos pacientes. Portanto, é um documento essencial para a gestão identificar seus pontos fortes e fracos e agir de imediato. Também é central para fidelizar pacientes na clínica médica. É importante ressaltar que todos esses relatórios devem ser analisados com frequência e não individualmente. É essencial interpretá-los em conjunto, compreendendo também como eles impactam uns aos outros.
Aumentando sua lucratividade
Captar novos pacientes, aumentar os atendimentos particulares, fechar mais tratamentos longos e reduzir custos: todas essas são estratégias extremamente válidas para aumentar a lucratividade de sua clínica ou
consultório médico. Contudo, para conseguir qualquer um desses objetivos, é essencial ter conhecimento da situação atual do seu consultório ou clínica médica. É preciso estar totalmente inteirado do contexto financeiro antes de investir em marketing para captar novos pacientes por meio das redes sociais, por exemplo. Além disso, é importantíssimo avaliar a satisfação dos pacientes antes de dar preferência pelos atendimentos particulares. Ou seja: toda iniciativa para aumentar os lucros da clínica precisa ser feita pensando nos seus indicadores.
Identifique os obstáculos do seu espaço
Falta de comunicação entre colaboradores, desencontro de informações, gastos excessivos e desnecessários: essas dificuldades são obstáculos comuns encontrados na maioria das clínicas e consultórios médicos.
Considerando isso, identificar esses problemas para encontrar maneiras de melhor solucioná-los é tarefa essencial para o seu sucesso. E os indicadores médicos são fundamentais para isso.
A melhor forma de fazer isso é elaborando uma série de perguntas com total embasamento para serem respondidas, não sendo recomendável respondê-las apenas com o que vê durante a rotina do dia a dia. Essas perguntam são os principais norteadores para iniciar seu relatório financeiro, por isso é relevante levantar questões como:
- Meus serviços têm o preço certo?
- Quais os tratamentos mais lucrativos?
- Posso realizar um novo investimento agora?
- Há recursos para quitar todas as dívidas todo mês?
- As campanhas de marketing devem focar em quais tratamentos?
- Está na hora de aumentar o time?
- Onde estão os “gastos fantasmas” e custos desnecessários?
- Estou pagando os tributos do meu consultório ou clínica médica de forma correta ou posso reduzi-los de alguma forma?
Com os relatórios de gerenciamento, sua clínica e seus gestores mapeiam os pontos fracos que precisam ser trabalhados, dando continuidade às áreas em que o projeto já vem atingindo bons resultados.
Um estudo realizado em 2015 por pesquisadores para a Revista da USP retrata a realidade de muitos consultórios médicos até os dias de hoje. Nele afirma-se que, quando se fala sobre empreendedorismo na saúde, todo médico que possui uma clínica deve ampliar seus conhecimentos em administração. De acordo com esse estudo, “a realidade da prática médica no Brasil encontra entre seus desafios a falta de especialização profissional em gestão.
O reflexo disso são as inúmeras afrontas feitas diariamente à saúde nacional, como se vê em clínicas, entidades que exigem conhecimento em questões administrativas, estratégias de marketing e gestão de pessoas.”
No entanto, sabemos que, na correria dos consultórios médicos, muitos gestores acabam não tendo tempo para fazer esses relatórios de forma manual e muitas vezes preferem processos mais automáticos. Por isso, utilizar software de gestão médica pode ser um excelente parceiro de sua clínica nessa jornada.
Com o auxílio da tecnologia, você pode emitir relatórios de forma automática, com dados atualizados e integrando totalmente as diferentes áreas da clínica. Isso garante a agilidade, a eficiência e a segurança de várias atividades operacionais de sua clínica, tais como: armazenamento de documentos; pagamento de funcionários; agendamento de consultas; balanço de indicadores financeiros; gerenciamento de múltiplas unidades; produção e acesso a prontuários e fichas.
Assim, o gestor terá muito mais tempo e disponibilidade para trabalhar tranquilamente no planejamento, desenvolvimento e execução de projetos, sem precisar se preocupar em fazer relatórios manuais de seu negócio.
Por Gabriela Galvão