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Há oito anos, Pindamonhangaba recebe os cuidados de uma equipe de ponta, priorizando
qualidade, humanização e hospitalidade
No ano de 1994, Pindamonhangaba ganhava uma de suas primeiras conquistas: o primeiro pronto atendimento da cidade, que poucos anos mais tarde ficou conhecido como Hospital Dia. Porém, no ano de 2013, uma nova história começou a ser escrita, com a aquisição do Hospital Dia, pela Unimed – empresa conhecida nacionalmente pela sua eficiência na área da saúde – em que passou a ser conhecido como Hospital 10 de Julho, referência em todo o Vale do Paraíba.
Presidente da Unimed Pinda por 10 anos, o Dr. José Renato Couppê Schmidt, ressalta que a ideia e o projeto para um hospital próprio sempre existiram: “Porém, com o sucateamento dos hospitais referências da região, enxergamos a oportunidade de adquirir o antigo Hospital e colocarmos em funcionamento um hospital o mais breve possível.”, completa o médico urologista. O Gerente Administrativo e Financeiro do Hospital 10 de Julho, Edemilson Donola, relembra: “Quando fomos verificar o prédio do antigo Hospital Pindamonhangaba para avaliar uma possível compra, algumas comentaram que o prédio era muito grande para o tamanho da Unimed e para a quantidade de beneficiários existentes naquela ocasião. Hoje vemos que o Hospital já está pequeno para a atual realidade.”. E, assim como todos os colaboradores, se orgulha das constantes ampliações e da contínua modernização tecnológica.
Um hospital moderno, planejado e construído para proporcionar a todos os pacientes um tratamento adequado, com muito conforto e comodidade, mas, ao mesmo tempo, humano e acolhedor. “Ao adquirimos o antigo Hospital Pinda, modificamos todo o hospital, modificações de fluxos, arquitetônicas e estruturais. Para vocês terem uma ideia, onde era a cozinha e refeitório hoje funciona a UTI 1.”, conclui Dr. José Renato.
Desde então, com o passar dos anos, o Hospital 10 de Julho ganhou grandes avanços em sua parte estrutural, podendo proporcionar a todos os pacientes, corpo clínico e colaborados total segurança. Por conta das mudanças, em pouco tempo, o Hospital se tornou referência em procedimentos de média a alta complexidade, com aproximadamente 472 número de funcionários apaixonados pelo seu trabalho e dispostos a levar saúde e carinho para todos os que adentram o estabelecimento à procura de informações. Nossa capacidade física é algo de grande orgulho para todos os funcionários: contamos com 87 leitos de
internação, divididos em: oito leitos de maternidade; dois leitos de PPP (espaço destinado ao pré-parto, parto e puerpério para mulheres que que necessitam de atenção clínica antes e após o parto); cinco leitos de UTI neonatal, três leitos UCIN; dez leitos de UTI adulto; 9 leitos de pediatria; 25 leitos de clínica médica; 15 leitos clínica cirúrgica e 12 leitos de clínica mista. Também disponibilizamos 23 leitos de observação, divididos em: 15 leitos de pronto atendimento 24 horas;
dois leitos de sala de emergência; dois leitos PSGO – Pronto Socorro Ginecológico e Obstétrico e quatro leitos Hospital Dia.
Uma de nossas grandes conquistas foi a inauguração da ala de maternidade, no dia 12 de setembro de 2017, com a realização do primeiro parto por cesariana: um lindo bebê do sexo masculino, com aproximadamente 3.255g, contando com a equipe médica comandada pelas Dra. Lucy Kaiano e Dra. Sandra Umbelina, acompanhadas pelo anestesista Dr. Cesar Augusto C. Pellegrino e o neonatalogista Dr. Roberto Carlos P. de Almeida. Desde esse dia, o Hospital 10 de Julho realiza, em média, 62 partos por mês em nossa maternidade.
Além da realização de aproximadamente 5.000 cirurgias realizadas por ano, o Hospital 10 de Julho conta com o Centro de Diagnósticos por Imagem, o CDI,
realizando exames como raio-X, ultrassonografia, tomografia, endoscopia, colonoscopia e ecocardiograma de segunda a sexta-feira. Também há oito anos, quem se dedica ao hospital é a Dra. Maura Aparecida da Silva, Angiologista e Cirurgiã Vascular, atual Presidente da Unimed Pindamonhangaba. Durante a aquisição do Hospital Dia, seu papel era ser Diretora Hospitalar. Ela conta que sua maior dificuldade foi assumir o cargo, no qual foi eleita, junto com a segunda onda da pandemia de Covid-19, em julho de 2020. “A maior dificuldade neste momento tanto como médica, tanto como como presidente é organizar e garantir o atendimento adequado e de excelência no hospital durante a pandemia, principalmente para os pacientes do COVID.”. Além disso, ressalta que a maior preocupação é, também, dar o suporte e o apoio necessário aos funcionários para se manterem fortes, saudáveis e íntegros durante o período de trabalho.
Assim como muitos hospitais do Brasil, o Hospital 10 de Julho enfrentou dificuldades durante a pandemia de Covid-19. Apesar do monitoramento das taxas de ocupação para melhor atender o paciente, em alguns momentos foi preciso a suspensão de cirurgias eletivas para priorizar os atendimentos e internações dos
pacientes infectados pelo novo coronavírus, mas essa não foi a maior dificuldade.
Segundo Luiz Ricardo de Souza, Administrador Hospitalar do Hospital 10 de Julho, houve, também, uma preocupação com os colaboradores. “Além da dificuldade na aquisição de insumos e equipamentos, sentimos muito estresse emocional e o cansaço físico e mental de toda a equipe, especialmente dos profissionais que estão na linha de frente.”.
Para Edemilson Donola, a pandemia de Covid-19 evidenciou muito a fragilidade dos colaboradores e funcionários, bem como a necessidade cada vez maior, de todos, com a preocupação com o próximo. “Com os sofrimentos, perdas, isolamentos, angústias, a única saída, sem dúvidas, será a maior integração das pessoas,
com a ajuda mútua e com o fortalecimento do trabalho em equipe dentro das organizações, focados não somente na parte profissional e comportamental, mas na emocional.” Atuar na área da saúde é algo que exige empatia, respeito, cordialidade e, o principal, o amor ao próximo.
“Estes oito anos passaram muito rápido e alcançamos no período um nível de qualidade e um resultado muito rápido graças ao empenho de todos os nossos médicos, colaboradores e usuários.”, menciona Dr. José Renato Couppê Schmidt em mensagem especial. Para os próximos anos que estão por vir, a Presidente
Dra. Maura Aparecida da Silva, ressalta a dedicação: “Espero que continuemos cumprindo com sucesso nossa missão e que possamos a cada dia atender um
número maior de pessoas, sempre com excelência.” Já o Administrador Hospitalar, Luiz Ricardo de Souza, acredita que exista um propósito muito maior dos processos assistenciais e operacionais: “Todos os colaboradores do hospital, diretamente ou indiretamente, contribuem para cuidar da vida das pessoas.”. Luiz Ricardo acrescenta que, para os próximos anos, almeja continuar servindo os pacientes, sempre evoluindo e melhorando a qualidade dos serviços, de modo a superar as expectativas dos pacientes.