No mês de setembro aconteceu na Espanha, o Intercâmbio Técnico das Cooperativas de Saúde Sistema Unimed Paulista, fruto de uma parceria entre a Unimed Fesp e o Sistema Ocesp, que teve o objetivo de reunir diversos participantes afim de promover mais conhecimento sobre experiências cooperativistas, conceitos de administração e estratégias de gestão.
A diretora presidente da Unimed Pindamonhangaba, Dra. Maura Aparecida da Silva, foi uma das escolhidas para participar dessa missão onde participantes puderam conhecer Mondragon, federação de cooperativas oriunda do País Basco, na Espanha, com o objetivo de vivenciarem experiências e a estrutura do maior complexo cooperativo. “Nos fez refletir e repensar nas possibilidades de crescimento da nossa cooperativa e na sensibilização do cooperado como sócio responsável”, afirmou a presidente.
Visitaram também a Nova School of Business and Economics, afim de se atualizarem sobre temas importantes para a gestão das cooperativas do Sistema Unimed, entre eles são: Cultura e Segurança Organizacional; Estratégia Competitiva e Cuidados de saúde baseados em valor.
E por fim, conheceram o Grupo Luz Saúde, criado em 2000 e é um dos maiores grupos de prestação de cuidados de saúde no mercado português.
O intercâmbio contou também com Workshops com André Arcas que abordou sobre atividades práticas e reflexivas diárias sobre os conceitos e experiências vivenciadas. Além de elaborar propostas de atuação para o Sistema Unimed Paulista.
Para finalizar essa missão cheia de conteúdos e aprendizados, os integrantes participaram da formatura de encerramento no Palácio Queluz, uma noite de atividade cultural e jantar com entrega do diploma aos participantes.
Para a nossa presidente, Dra. Maura Aparecida da Silva, o encontro foi muito importante, promoveu trocas de experiências sobre governança, gestão, relacionamento com cooperados, entre outros temas.
Confira na íntegra a entrevista com a Dra. Maura Aparecida da Silva sobre o Intercâmbio Técnico das Cooperativas de Saúde Sistema Unimed Paulista:
- Como foi a viagem?
Foi sensacional, cheia de novidades, conhecimento técnico, novos amigos, belas paisagens e lindas histórias.
- Qual a importância dessa missão para a nossa cooperativa?
Além do aprendizado em gestão, o estabelecimento de um excelente networking e benchmarking com todos os participantes e realizadores do evento.
- Quanto ao aprendizado adquirido, como ele poderia ser aplicado em nossa cooperativa?
Tivemos dois momentos diferentes nesta missão: O primeiro foi conhecer a Corporação Mondragon, o maior grupo cooperativo do mundo que nos introduziu profundamente na cultura cooperativista, nos fazendo refletir e repensar nas possibilidades de crescimento da nossa cooperativa e na sensibilização do cooperado como sócio responsável; o segundo momento foi na Nova School of Business and Economics onde tivemos aulas de gestão com foco na entrega de valor em saúde. Entregar o melhor resultado clínico ao menor custo é um dos assuntos mais discutidos na atualidade, então debater e conhecer a experiência de outros grupos de prestadores de saúde nos mostra outras possibilidades e novas ideias como, por exemplo, a estratégia de colocar o paciente no centro do cuidado para gerar valor em saúde.
- Já entendemos que este intercâmbio de conhecimento foi muito importante, mas conte-nos um pouco o que mais chamou sua atenção, Dra. Maura?
O que mais me impressionou foi o centro de treinamento do Hospital da Luz, em Lisboa, não somente pela infraestrutura e equipamentos existentes, mas principalmente pela preocupação, interesse e cuidado na capacitação e treinamentos frequentes das equipes assistenciais multiprofissionais, sempre colocando o paciente no centro do cuidado para entregar valor em saúde.