A aterectomia rotacional (Rotablator) é um procedimento realizado durante a angioplastia coronária em casos que a obstrução coronária é muito endurecida devido à calcificação acentuada, o que dificulta a dilatação da artéria apenas com o cateter balão.
No dia 30 de junho de 2021, foi realizado o primeiro procedimento de Rotablator do Hospital 10 de Julho em Pindamonhangaba. Essa técnica foi praticada no paciente LCJ, de 72 anos, o qual havia sido submetido, no início desse mesmo ano, a uma angioplastia sem sucesso por conta de intensa calcificação, impedindo a dilatação da lesão com balão. Optamos por agendar o procedimento de aterectomia
rotacional e, dessa vez, a angioplastia foi realizada com sucesso, juntamente com o implante de stent farmacológico que associamos ao Rotablator. Nosso paciente teve alta no dia seguinte, sem sintomas e com “coração novo”.
A equipe do Dr. Higo Noronha da Hemodinâmica do Hospital 10 de Julho está apta a realizar seu procedimento e dispõe de métodos adjuntos de alta tecnologia para o seu sucesso.